terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Comece o Novo Ano com o Pé Direito!


Agora que o Ano Novo está aí, 
novas promessas e metas é tempo de estabelecer. 
 
Neste novo ano não se esqueça do principal que é você,
a sua saúde e o seu bem-estar. 
Goste de si!
 
 A Naturhouse da Gafanha da Nazaré deseja a todos os seus clientes umas boas festas, que este novo ano venha repleto de alegrias e muito sucesso!
 Cá vos esperamos a todos/as para exterminar com todas as traquinices das festas!!

são os votos da nossa equipa

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia Mundial do Não Fumador


Pela sua saúde...Não Fume!

O tabaco é o principal factor de risco para o cancro do pulmão, a segunda causa de morte por doença oncológica, em Portugal, segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro, e a a principal causa de morte em todo o mundo, considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
  
É actualmente um grave problema de saúde pública. Cada vez mais é importante implementar acções de formação e de educação da população em geral.
 
O tabaco é uma droga e por isso provoca dependência. Não é fácil deixar de fumar, mas este acto trás benefícios de ordem física, psicológica e económica.

A desabituação da nicotina é difícil e muitas vezes requer acompanhamento profissional. Sendo o tabaco um dos maiores inimigos da saúde pública, dê um passo para uma vida sem fumo.


A sua saúde agradece.


Centro Naturhouse da Gafanha da Nazaré promove o conceito de reeducação alimentar. 
Marque a sua consulta gratuita. 
Tlf: 234 187 402 / Telm 964 196 847

domingo, 14 de novembro de 2010

VAMOS CONTROLAR A DIABETES!


14 de Novembro de 2010


A cada dia que passa mais casos surgem e cada vez mais cedo. 
Aprenda a ler os sinais e cuide-se!


O que é a Diabetes?

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.


Diabetes Tipo 1 (Diabetes Insulino-Dependente) - É mais rara. 

É a forma menos comum e costuma manifestar-se antes dos 30 anos, surgindo quando o pâncreas é incapaz de produzir insulina.
O tratamento consiste na administração diária de injecções de insulina combinada com uma dieta pobre em açúcares e gorduras.


Diabetes Tipo 2 (Diabetes Não Insulino-Dependente)
 
Também conhecida por diabetes do adulto, porque surge geralmente depois dos 40 anos, neste tipo o pâncreas produz insulina, mas em quantidade insuficiente.
As formas mais moderadas podem ser controladas através da dieta, embora nos casos mais graves seja necessário recorrer a medicação.


Diabetes Gestacional 

Surge durante a gravidez e desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. No entanto, é fundamental que as grávidas diabéticas tomem medidas de precaução para evitar que a diabetes do tipo 2 se instale mais tarde no seu organismo.
A diabetes gestacional requer muita atenção, sendo fundamental que, depois de detectada a hiperglicemia, seja corrigida com a adopção duma dieta apropriada. Quando esta não é suficiente, há que recorrer, com a ajuda do médico, ao uso da insulina, para que a gravidez decorra sem problemas para a mãe e para o bebé.



Atenção aos Sintomas da Diabetes!

Urinar com frequência.
Sede excessiva.
Fome aumentada.
Perda de peso.
Cansaço.
Falta de concentração e de interesse em actividades rotineiras.
Vómitos e dores de estômago (frequentemente confundidas com gripe).
Sensação de formigueiro nas mãos e pés.
Visão embaciada.
Infecções frequentes
Feridas de difícil cicatrização.
Caso tenha alguns desses sintomas, consulte seu médico para fazer os exames adequados.



Factores de Risco – Diabetes Tipo 2

Algumas características podem indicar tendência à diabetes tipo 2:
Obesidade e excesso de peso
Sedentarismo
Intolerância à glicose identificada por exames
Hábitos alimentares não saudáveis
Idade avançada
Pressão e colesterol altos
Histórico familiar de diabetes
Histórico de diabetes gestacional
Acúmulo de gordura abdominal
Etnia: asiáticos, hispânicos, indígenas e afros descendentes.
Se tem risco de ter diabetes tipo 2, é importante fazer um acompanhamento multidisciplinar.




A diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma, se for devidamente tratada. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, auto controlando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de auto vigilância, a sua vida ficará muito facilitada.

Ser diabético não significa privar-se completamente do prazer da mesa, mas obriga a cuidadosa vigilância em relação ao que – e quando – se come, de modo a manter o controlo sobre os níveis de glicose no sangue. Como há risco acrescido de doenças cardiovasculares, os diabéticos devem reduzir ao mínimo o consumo de gorduras.

Em termos gerais, o segredo de uma vida saudável consiste em fazer uma alimentação variada, que não só assegura o equilíbrio da glicose no sangue, como também a obtenção de um saudável leque de nutrientes.

Um programa de educação em diabetes permite que os pacientes estejam preparados para tomar decisões baseadas em informação, mudem o estilo de vida e lidem melhor com os aspectos psicossociais. O mau controlo resulta em prejuízo para a saúde e numa grande probabilidade de desenvolver complicações. Já a diabetes bem tratada proporciona tranquilidade e qualidade de vida.

Por isto, seja responsável, e faça-nos uma visita no Centro NaturHouse da Gafanha da Nazaré.
Vamos ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, através da modificação de alguns hábitos e da reeducação alimentar.

Centro Naturhouse da Gafanha da Nazaré promove o conceito de reeducação alimentar. 
Marque a sua consulta gratuita. 
Tlf: 234 187 402 / Telm 964 196 847

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Prepare-se para as festas. Cuidar de si não pode ficar para a última!




Estimados Clientes


“Com as noites mais mágicas do ano a aproximar-se a passos largos, aumentam também na nossa agenda festas, lanches e muitas actividades que o/a reúnem com os seus entes queridos, amigos e colegas.

 Mas para quem precisa de emagrecer, torna-se muito difícil e desmotivadora esta época com tantas calorias a mistura. Colocando-nos num verdadeiro remoinho de forças adversas na luta contra a balança.

Mas pense, para quê sacrificar-se se pode desfrutar de tudo isso e não se preocupar com a balança? O segredo? Preparar o Organismo.

Visite a Naturhouse da Gafanha da Nazaré e com a nossa ajuda consiga prepare-se para o Natal e Ano Novo, com um plano que o/a vai ajudar a preparar o seu organismo para que possa desfrutar das festas.

Faça a preparação do seu corpo com a NaturHouse da Gafanha da Nazaré e desfrute, sem peso na consciência, do Espírito da Época com os que lhe são mais queridos.”

Viva o Natal e não o deixe passar ao lado!

A Naturhouse da Gafanha da Nazaré Cuida de si!

Centro Naturhouse da Gafanha da Nazaré promove o conceito de reeducação alimentar. Marque a sua consulta gratuita.
Tlf: 234 187 402 / Telm 964 196 847

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O magusto está ai!

 
O Magusto está aí, época de castanhas! 
 
Não descuide do seu corpo nem do seu peso ...
 
e muito menos o esconda debaixo dessas roupas mais quentes!!!
 
 
Centro Naturhouse da Gafanha da Nazaré promove o conceito de reeducação
alimentar. Marque a sua consulta gratuita.
Tlf: 234 187 402 / Telm 964 196 847

sábado, 30 de outubro de 2010

Não se assuste muito neste Halloween!

O centro Naturhouse da Gafanha da Nazaré deseja a todos os seus clientes um bom Halloween!
Cuidadinho com os doces! ;)


Centro Naturhouse da Gafanha da Nazaré promove o conceito de reeducação
alimentar.

Marque a sua consulta gratuita.

Tlf: 234 187 402 / Telm 964 196 847


terça-feira, 22 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

Estudo revela que uma boa dieta e exercício físico é melhor do que cirurgia


Uma pesquisa recente publicada no "International Journal of Obesity" mostra que pacientes obesos que perderam grandes quantidades de peso através de modificações nos hábitos alimentares e adopção de actividades físicas, tiveram mais sucesso na manutenção do peso a longo prazo do que aqueles que foram submetidos a colocação de banda gástrica.

O estudo comparou grupos de obesos que se submeteram à colocação de banda gástrica, com obesos que modificaram seus hábitos alimentares e estilos de vida.

Descobriram que é possível perder uma considerável quantidade de peso somente através de esforços comportamentais intensos, forma de ver a comida e praticar exercícios físicos. “Modificações comportamentais e mudanças no estilo de vida são componentes fundamentais para a manutenção da perda de peso a longo prazo.” diz o Dr. Dale Bond.

Os pesquisadores compararam 315 pacientes que perderam em média 56 kg através da cirurgia ou somente mudança de hábitos. Estudaram somente aqueles que conseguiram manter sua perda de peso por uma média de 5,5 anos, a partir daí foram acompanhados por dois anos.

Os pesquisadores identificaram diferenças comportamentais entre os grupos, no grupo dos pacientes que se submeteram à cirurgia foi observado um maior consumo de alimentos gordurosos e "fast foods", menor controle da alimentação e maiores incidências de depressão e stress do que nos pacientes que perderam peso com uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico.

Também foram observadas diferenças no comportamento com relação às actividades físicas. Apenas 1/3 do grupo da cirurgia realiza algum tipo de actividade física para a prevenção do ganho de peso em comparação no grupo não-cirúrgico em que 60% dos pacientes realizam actividade física regularmente.

Descobertas como esta mostram a necessidade de serem feitas intervenções na alimentação e na actividade física para facilitar o controle do peso a longo prazo.

Por isso já sabe, marque hoje mesmo o sua consulta no nosso centro NaturHouse, com a nossa ajuda e um plano dietetico personalizado será muito mais fácil atingir o seu peso saúde e mante-lo!


sexta-feira, 4 de junho de 2010

Causas da Obesidade Infantil, Adulta e na Adolesçência

O problema da obesidade é claramente uma situação complexa para a qual não existe uma causa clara ou um simples remédio para a combater.


Na sua forma mais simples, você fica mais propício ganhar peso quando consome grandes quantidades de calorias mas não pense, nem por um momento, que esta é a única razão pela qual se manifesta fisicamente este problema.


Existem muitos outros factores adicionais que também têm um efeito sobre si, tal como, o historial da sua família no que diz respeito ao excesso de peso, o tipo de trabalho que faz, o seu ambiente, bem como o exercício.
Só o facto de cometer alguns excessos que hoje em dia são muito comuns na nossa cultura actual, tais como o grande ênfase colocado sobre coisas como a fast food com doses elevadas de comida, e onde se elevou o conceito de “super-sized” às refeições.
O interessante, em que reparamos é que uma refeição “super-sized” contém as calorias suficientes para manter uma pessoa média ao longo de um dia inteiro.
A comida rápidamente se tornou no ponto focal da nossa sociedade, e a estrutura social vem proporcionando agradáveis lugares de reunião para as famílias, para conhecer e um lugar para amigos conversarem sobre o dia e mesmo reuniões de trabalho. Tudo isto parece ser o centro dos conceitos de comida e comer.


A acção de comer tem sido promovida em anúncios para combater a depressão, bem como o stress. Apesar de tudo, temos tomado consciência para a alimentação de uma maneira positiva, e nós como um grupo tornamo-nos cada vez menos activos relativamente às gerações anteriores.


Isto verifica-se porque as pessoas simplesmente, odeiam gastar o tempo que é necessário para fazer exercício físico. Como resultado temos uma acumulação de gorduras desnecessárias que causam, por sua vez,o excesso de peso.


O nosso estilo de vida tem vindo a promover ainda mais, na nossa sociedade, a existência de excesso de peso com a ajuda da TV, o comando e mais meia dúzia de robôs, parece-nos que poderíamos passar o dia inteiro sentados e nunca ter de andar para atravessar a sala para nada.


Mesmo um pequeno exercício físico, tal como passear o cão, poderia fazer uma pequena diferença na nossa condição física, mas a maioria de nós só abre a porta para deixar sair o nosso animal de estimação preferido.
Uma acção onde apenas se gastam, aproximadamente, 2 calorias. Enquanto que um passeio de 30 minutos pode gastar cerca de 125 calorias.
Outro exemplo, lavar o automóvel.
Se levar o carro até uma lavagem de carros só irá utilizar até 18 calorias, porém se fizer uma lavagem manual ao carro em casa, pode gastar até 300 calorias. É este tipo de pequenas tarefas que pode ajudá-lo a gastar as calorias extras do seu corpo.


Existem ouros factores que têm efeito sobre o nosso peso, além de comer. Devemos ter sempre em consideração os antecedentes familiares.
Será que os membros da família têm uma tendência para terem excesso de peso?
Se assim for, pode facilmente ser um problema genético. As estatísticas mostram que, se um dos seus pais tinha excesso de peso ou era obeso, passam a ser cerca de 3 vezes mais as probabilidades de estar na mesma situação.


Cabe a si fazer pequenas mudanças, uma vez que podem ser essas a melhorar a sua qualidade de vida... porque uma vida saudável não é assim tão dificil de atingir e essa é a mensagem que deve passar também para os seus filhos.


NaturHouse
Gafanha da Nazaré


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mercado de trabalho - Sabia que existe preconceito no que toca a obesidade?


Todos nós sabemos que  a obesidade pode acarretar inúmeros prejuízos para o corpo, e também, para a mente.
Uma pesquisa realizada com 16.000 gestores, levanta um outro aspecto negativo em relação à obesidade: o excesso de peso pode ser um factor negativo na hora da selecção de um candidato para um cargo dentro de uma empresa.
Entre os presidentes e directores que responderam à consulta, aproximadamente 70% admitem ter alguma objecção para contratar funcionários que são obesos. Desses, 15,8% disseram ter um grau elevado de restrição em relação aos candidatos obesos.
A maioria das justificativas tem base na premissa de que, se o candidato não cuida de sua saúde e aparência, também deve ser desleixado em relação as suas funções no  trabalho. 
Por isso não se esqueça, que antes de o conhecerem como bom profissional, vão olha para si e uma boa imagem vale mais do que mil palavras, um corpo saudável e cuidado vai dar-lhe um pontos extra na sua entrevista. 

Cuidar da imagem nunca fez mal a ninguém. 

NaturHouse - Gaf. Nazaré

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

Sabia que....

"Logo desde o início da comemoração do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, Portugal participou logo nessa celebração.
Os governantes portugueses achavam importante colaborar em tudo o que mostrasse que se preocupavam com o bem-estar das nossas crianças!

 No entanto, por causa do regime de Salazar, ao princípio nem tudo correu bem. Apoiava-se a "Declaração dos Direitos da Criança", mas não se fazia nada para que os seus 10 importantes princípios fossem cumpridos.
Depois do 25 de Abril, o Dia da Criança foi mais festejado e os pequenos portugueses tiveram direito a leis próprias que ficaram escritas na Constituição da República! Estas leis estavam relacionadas com a educação, saúde e família.
A 21 de Setembro de 1990, pouco depois da " Convenção dos Direitos da Criança" se tornar uma lei internacional, Portugal ratificou o documento. Ou seja, comprometeu-se a cumprir o que lá está escrito e obedecer aos seus 54 artigos.
Isto significa que o governo português deve fazer todo o possível para que as crianças beneficiem dos direitos que estão na "Convenção...".
Infelizmente, mesmo com a "Convenção dos Direitos da Criança", ainda existem crianças:
- que sofrem maus tratos;
- com má alimentação;
- que são obrigadas a trabalhar como adultos;
- que não vão à escola.
Apesar de vivermos numa sociedade muito evoluída, a preocupação com as crianças tem de continuar. Porque ainda há muitos países do mundo onde os mais pequenos continuam a trabalhar muitas horas, sem ir à escola e ganhando quase nada e com uma alimentação muito desiquilibrada.

Sabias que em Portugal ainda existem centenas de crianças nesta situação?"

Todos podemos contribuir para mudar isto. Pequenos gestos naquelas que nos estão mais próximas é sempre um grande começo e um grande exemplo. E como diz o ditado " é de pequenino que se torce o pepino" a educação não passa apenas por leva-los para a escola, é em casa na vossa companhia que eles vão interiorizar a maior parte dos vossos exemplos. A educação, respeito, postura perante cada problema e hábitos alimentares vão passar sempre pelo que apreendem com os que lhes estão mais próximos.
Daí ser importante, desde cedo e para uma alimentação mais saudável, incentivar as crianças a escolher mais frutas, vegetais e a terrível....SOPAAAA! :) 
Existem formas divertidas é só dar asas a sua imaginação. Mas aqui vos deixamos algumas sugestões.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Quando chegam os dias quentes, há uma
preocupação que toma conta de nós: manter a
linha. E quando o espelho devolve uma
silhueta com contornos menos definidos é
natural que se queira perder o peso em excesso
para viver melhor o Verão.


Por isso o(a) convidamos a fazer um
rastreio ao seu Peso e a sua Saúde.

Marque a sua Consulta Gratuita hoje
mesmo, com a certeza de um
atendimento exclusivo, personalizado e
discreto desta equipa que terá imenso
gosto em recebe-lo(a).


E uma vez que não existem duas
pessoas iguais, também não devem
existir duas dietas iguais.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hipertensão o que é isso?


A hipertensão arterial é um reconhecido factor de risco das doenças cardiovasculares.


"Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Destes, apenas metade tem conhecimento de que tem pressão arterial elevada, apenas um quarto está medicado e apenas 16 por cento estão controlados.
Hoje sabe-se que a adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir o aparecimento da doença e que a sua detecção e acompanhamento precoces podem reduzir o risco de incidência de doença cardiovascular.
Como se define a hipertensão arterial?
Designam-se de hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados. Para esta caracterização, consideram-se valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio) e/ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mm Hg.
Com frequência, apenas um dos valores surge alterado. Quando os valores da “máxima” estão alterados, diz-se que o doente sofre de hipertensão arterial sistólica; quando apenas os valores da “mínima” se encontram elevados, o doente sofre de hipertensão arterial diastólica. A primeira é mais frequente em idades avançadas.
Quais as causas da hipertensão arterial?
Na maior parte dos casos (90 por cento), não há uma causa conhecida para a hipertensão arterial, embora em algumas situações seja possível encontrar uma doença associada que é a verdadeira causa da hipertensão arterial. Por exemplo: a apneia do sono, a doença renal crónica, o hiperaldosteronismo primário, a hipertensão renovascular, a síndroma de Cushing ou terapêutica esteróide, a feocromocitoma, a coarctação da aorta ou a doença tiroideia e paratiroideia.
A hereditariedade e a idade são dois factores a ter também em atenção. Em geral, quanto mais idosa for a pessoa, maior a probabilidade de desenvolver hipertensão arterial. Cerca de dois terços das pessoas com idade superior a 65 anos são hipertensas, sendo este o grupo em que a hipertensão sistólica isolada é mais frequente.
Quais são os factores de risco?


  • Obesidade;


  • Consumo exagerado de sal e de álcool;


  • Sedentarismo;


  • Má alimentação;


  • Tabagismo;


  • Stress.
Como prevenir a hipertensão arterial?
A adopção de um estilo de vida saudável constitui a melhor forma de prevenir a ocorrência de hipertensão arterial.
Entre os hábitos de vida saudável sublinha-se a importância de:


  • Redução da ingestão de sal na alimentação;


  • Preferência por uma dieta rica em frutos, vegetais e com baixo teor de gorduras saturadas;


  • Prática regular de exercício físico;


  • Consumo moderado do álcool (um máximo de 30 ml etanol/dia nos homens e 15 ml/dia para as mulheres);


  • Cessação do hábito de fumar;


  • No caso dos indivíduos obesos é aconselhável uma redução de peso.
A ausência de quaisquer sintomas durante a fase inicial da doença faz da medição regular da tensão arterial um hábito a seguir. Todos os adultos, em particular os obesos, os diabéticos e os fumadores ou com história de doença cardiovascular na família, devem medir a sua pressão arterial pelo menos uma vez por ano.
Quais os sintomas que estão associados à doença?
Regra geral, nos primeiros anos, a hipertensão arterial não provoca quaisquer sintomas, à excepção de valores tensionais elevados, os quais se detectam através da medição da pressão arterial.
Em alguns casos, a hipertensão arterial pode, contudo, manifestar-se através de sinais como a ocorrência de cefaleias, tonturas ou um mal-estar vago e difuso, que são comuns a muitas outras doenças.
Com o decorrer dos anos, a pressão arterial acaba por lesar os vasos sanguíneos e os órgãos vitais (o cérebro, o coração e os rins), provocando sintomas e sinais de alerta vários.
Como se faz o diagnóstico da doença?
O diagnóstico é feito através da medição da pressão arterial e pela verificação de que os seus níveis estão acima do limite normal. Contudo, um valor elevado isolado não é sinónimo de doença. Só é considerado hipertenso um indivíduo que tenha valores elevados em, pelo menos, três avaliações seriadas.
Compete ao médico fazer o diagnóstico da doença, uma vez que a pressão arterial num adulto pode variar devido a factores como o esforço físico ou o stress, sem que tal signifique que o indivíduo sofre de hipertensão arterial.
Quais as formas de tratamento?
Não há uma cura para a hipertensão arterial. Contudo, apesar de ser uma doença crónica, na maioria dos casos é controlável.
A adopção de um estilo de vida saudável proporciona geralmente uma descida significativa da pressão arterial.
A diminuição do consumo do sal reduz a pressão arterial em grande número de hipertensos.
A prática regular de exercício físico pode reduzir significativamente a pressão arterial. O exercício escolhido deve compreender movimentos cíclicos (marcha, corrida, natação ou dança são boas escolhas). Mas os hipertensos devem evitar actividades que aumentem a pressão arterial durante o esforço, como levantar pesos, por exemplo. 
Se algum tempo depois de ter posto em prática estas medidas não tiver registado uma descida adequada da pressão arterial, torna-se necessário recorrer ao tratamento farmacológico. Convém sublinhar que os medicamentos não curam a hipertensão arterial, apenas ajudam a controlar a doença. Por isso, uma vez iniciado o tratamento, ele deverá ser, em princípio, mantido ao longo de toda a vida.
Felizmente, já existem muitos medicamentos eficazes na redução da pressão arterial. Compete ao médico decidir qual o fármaco mais apropriado para iniciar o tratamento. Em alguns casos, não basta apenas um fármaco, sendo necessária uma medicação combinada. Noutros casos, os doentes não toleram a medicação indicada, pelo que devem contactar novamente o médico para que ele a substitua por outra." - Portal da Saúde

Para saber mais, consulte:

17 de Maio - Dia Mundial da Hipertensão

"No dia 17 de Maio, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão chama a atenção para a necessidade de reduzir o consumo de sal.
  O Dia Mundial da Hipertensão, que se comemora a 17 de Maio, visa realçar a importância da prevenção no que toca às doenças cardíacas e renais e aos acidentes vasculares cerebrais (AVC) causados pela hipertensão arterial. Visa ainda chamar a atenção para o rastreio e os cuidados que devem ser tomados.
A hipertensão arterial é uma epidemia mundial e o principal factor de risco no que toca à ocorrência de AVC e doenças cardíacas e renais. Cerca de 64% dos AVC e de 49% das doenças das artérias coronárias são atribuíveis à hipertensão, correspondendo a cerca de sete milhões de mortes, à escala mundial, por ano.
O sal é um dos principais responsáveis pelo aumento da tensão arterial. Três em cada dez adultos sofrem de hipertensão arterial derivada do consumo excessivo de sal.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, indigitada pela Liga Mundial de Hipertensão, realiza campanhas de sensibilização sobre a hipertensão e rastreios à pressão arterial e outros factores de risco cardiovascular, em Lisboa e na Maia. Este ano, o mote é “Sal e Pressão Arterial Elevada”.
Os rastreios realizam-se gratuitamente em Lisboa e na Maia, a cidade eleita como a Capital da Hipertensão Arterial em 2009. Prevenir o aparecimento da doença e promover medidas de saúde pública são os objectivos da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão, a Câmara Municipal da Maia e as escolas dos 1.º e 2.º Ciclos da Maia estão a promover um concurso de desenho, denominado “Menos Sal faz Menos Mal”, onde as crianças e os jovens são desafiados em conceber ilustrações criativas dos temas relacionados com a prevenção da hipertensão e com a necessidade urgente de reduzir o consumo de sal em Portugal.
O conhecido chef Chakall associa-se à Sociedade Portuguesa de Hipertensão com a realização de uma aula, para confeccionar receitas com pouco sal. Esta lição de culinária estará aberta à participação da comunidade e terá lugar na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, na Maia, em duas sessões públicas, pelas 11 horas e 11h30m, no dia 17 de Maio.
A atleta Rosa Mota e alguns jogadores do Futebol Clube do Porto associam-se, também, à iniciativa. No Dia Mundial da Hipertensão estarão juntos para sensibilizar a comunidade para a realização de rastreios e a adopção de comportamentos mais salutares.
Nos dias 15 e 17 de Maio (Lisboa) e 17 de Maio (Maia), a população é convidada a realizar um rastreio de hipertensão com medição da pressão arterial e aconselhamento e rastreio de outros factores de risco cardiovascular, nomeadamente a diabetes e o excesso de peso. Esta iniciativa será acompanhada por médicos e enfermeiros que implementam o rastreio e explicam os riscos envolvidos." Portal da Saúde

quarta-feira, 5 de maio de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Conheça um dos nossos aliados no combate da Celulite e das Gorduras Localizadas

Redunat – Gel Lipoactivo

A Naturhouse coloca a sua disposição mais um produto para acabar com o “efeito casca de laranja” e aquelas gordurinhas localizadas que tanto nos encomodam.

Redunat- Gel Lipoactivo é composto por algas que, através dos seus oligoelementos juntamente com extractos de hera e de várias essências absolutas naturais de plantas, criam una sinergia que combate as adiposidades localizadas.


 
Venha a NaturHouse da Gafanha da Nazaré e obtenha mais informações sobre este produto, iremos ensinar-lhes truques e dicas que a farão ter resultados expectaculates.

 
Venha Experimentar NaturHouse!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Como é constituida a Nova Roda dos Alimentos

A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:
Cereais e derivados, tubérculos – 28%
Hortícolas – 23%
Fruta – 20%
Lacticínios – 18%
Carnes, pescado e ovos – 5%
Leguminosas – 4%
Gorduras e óleos – 2%

A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente.
As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia.
Cada um dos grupos apresenta funções e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, podendo e devendo ser regularmente substituidos uns pelos outros de modo a assegurar a necessária variedade.

O que é a Roda dos Alimentos?

A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
É um símbolo em forma de círculo

que se divide em segmentos de
diferentes tamanhos que se
designam por Grupos e que
reúnem alimentos com propriedades
nutricionais semelhantes.
A Roda dos Alimentos Portuguesa
foi criada já em 1977 para a Campanha
de Educação Alimentar “Saber comer
é saber viver”. A evolução dos conhecimentos
científicos e as diversas alterações
na situação alimentar portuguesa
conduziram à necessidade da sua reestruturação.
A nova Roda dos Alimentos agora apresentada
mantém o seu formato original, pois este é já facilmente
identificado e associa-se ao prato vulgarmente utilizado. Por
outro lado, e ao contrário da pirâmide, o círculo não hierarquiza
os alimentos mas atribui-lhes igual importância.
A subdivisão de alguns dos anteriores grupos e o estabelecimento de
porções diárias equivalentes constituem as principais alterações implementadas
neste novo guia.

terça-feira, 6 de abril de 2010

8 Dicas para combater o colesterol elevado

1. A ingestão de leite e seus derivados deve ser controlada. Se gosta de queijos, prefira os queijos brancos, menos gordurosos, como ricota ou queijo fresco e opte pelo leite magro;


2. Coma mais peixe e carne de aves ( carnes brancas);

3. Reduza o consumo de carne vermelha;


4. Procure não comer biscoitos amanteigados, croissants, folhados, gelados cremosos;


5. Evite os enchidos em geral (linguiça, salsicha e frios), carnes vermelhas gordurosas, carne de porco (bacon, torresmos), vísceras (fígado, miolo, miúdos);


6. Troque os fritos pelo grelhado;


7. Evite receitas que usem muito óleo;


8. Substitua os molhos calóricos, como maionese e os cremes. Dê preferência ao iogurte diet, sucos de tomate e mostarda.



A verdade é que os níveis de colesterol elevado podem conduzir ao aparecimento de doenças cardiovasculares, das quais são exemplo os ataques cardíacos e as tromboses cerebrais (AVC), responsáveis por uma morte cada 33 segundos.
Essa é a razão pela qual se torna fundamental que conheça a sua situação. Saber quais são os seus níveis de colesterol ajudá-lo-á a lidar melhor com os riscos envolvidos.

 
Faça análises e cuide de si!

Um conselho Natuhouse Gafanha da Nazaré



Colesterol o que é afinal?

  • Composição química: Trata-se se um lipóide (substância semelhante às gorduras) de estrutura química à das homonas esteróides.

  • Fontes:
    • Alimentos de origem animal: todos eles contêm colesterol: o leite e os seus derivados, os ovos, os peixes, os mariscos e as carnes de todo o tipo. As vísceras dos animais e os ovos são as partes mais ricas em colesterol.
    • Alimentos de origem vegetal: de um modo geral, pode dizer-se que nenhum deles contém colesterol. No entanto, em alguns óleos como o azeite de oliveira, detectam-se pequenissímas quantidades que acabam por se tornar totalmente insignificantes e que se supõem ser de origem externa.
    • Os cogumelos: não são autênticos vegetais e partilham de algumas caracteristicas com os animais. Certas especies podem conter quantidades mínimas deste.

  • Absorção: A alimentação Omnívora fornece em termos médios entre 500 a 800 mg de colesterol diáriamente mas desta quantidade apenas se absorve entre 20% e 80% o restante é eleminado pelo organismo.
    • Favorece a absorção: A quantidade de gordura total que se ingere com os alimentos ( quanto mais gordura se ingere mais colesterol se absorve e, além disso, maior a quantidade de colesterol que se produz no figado).
    • Reduzem a absorção: A quantidade de fifra presente nos alimentos (quanto mais fibra vegetal se ingere, menos colesterol se absorve); os fitosteróis que se encontram nos óleos não refinados.

  • Funções: O colesterol faz parte das membranas que protegem as células do reino animal. É uma matéria-prima para a produção das hormonas sexuais e supra-renais (corticóides), assim como a bílis, necessária para a digestão das gorduras.

  • Consequências do excesso: arteriosclerose (estreitamento e endurecimento das artérias devido ao depósito de colesterol) e o maior risco de enfarte do miocárdio e de trombose arterial. O grande problema do colesterol é o excesso, pois além de se ingerir com os alimentos, também é produzido pelo organismo.

 
A dose ideia seria 0mg diários, mas o IDA (Ingestão Diária Admissível) para um adulto são 300 mg. Qualquer ultrapassar desse valor já é prejudicar todo o funcionamento do nosso organismo, trazendo mais tarde doenças que podem se tornal causa de morte.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Obesidade: Metade dos aveirenses tem peso a mais" - Diário de Aveiro

"A obesidade é uma doença que mata e a prevenção é o melhor remédio. Em Aveiro acaba de ser criado um núcleo da Adexo.
A obesidade é um problema de saúde pública, tal a dimensão que atinge em todo o mundo, considerada por muitos como uma forma de má nutrição, própria dos países desenvolvidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal afecta a saúde e que evolui ao longo dos anos, influenciada por factores genéticos, mas sobretudo ambientais e socioculturais. Só na Europa, um em cada três adultos tem excesso de peso e um em cada quatro é obeso. E um fenómeno não poupa as crianças, antes pelo contrário: estima-se que mais de 30 por cento das crianças dos sete aos nove anos sofra de pré-obesidade ou já obesidade.

Portugal não foge à regra e os estudos traçam um quadro negativo, com mais de metade dos habitantes a ter quilos a mais, entre eles, cada vez mais crianças.

Perante esta realidade que tende a crescer e a ser cada vez mais transversal, foi criada em 2002 a Associação de Obesos e ex-Obesos de Portugal (Adexo). Uma estrutura associativa que vive do trabalho voluntário dos colaboradores, sem fins lucrativos, e que nasceu para trabalhar na sensibilização da população em geral contra a obesidade e principalmente junto das camadas infantis e juvenis. Garantir os direitos dos doentes obesos na área dos tratamentos e seguros, dar apoio aos nossos associados e lutar contra a discriminação de que os obesos possam ser alvo, são outros dos objectivos que a Adexo elege como prioritários."
Sandra Simões - Diário de Aveiro
(Ler notícia completa na edição em papel do Diário de Aveiro edição do dia 4 de Abril 2010)