segunda-feira, 17 de maio de 2010

17 de Maio - Dia Mundial da Hipertensão

"No dia 17 de Maio, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão chama a atenção para a necessidade de reduzir o consumo de sal.
  O Dia Mundial da Hipertensão, que se comemora a 17 de Maio, visa realçar a importância da prevenção no que toca às doenças cardíacas e renais e aos acidentes vasculares cerebrais (AVC) causados pela hipertensão arterial. Visa ainda chamar a atenção para o rastreio e os cuidados que devem ser tomados.
A hipertensão arterial é uma epidemia mundial e o principal factor de risco no que toca à ocorrência de AVC e doenças cardíacas e renais. Cerca de 64% dos AVC e de 49% das doenças das artérias coronárias são atribuíveis à hipertensão, correspondendo a cerca de sete milhões de mortes, à escala mundial, por ano.
O sal é um dos principais responsáveis pelo aumento da tensão arterial. Três em cada dez adultos sofrem de hipertensão arterial derivada do consumo excessivo de sal.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, indigitada pela Liga Mundial de Hipertensão, realiza campanhas de sensibilização sobre a hipertensão e rastreios à pressão arterial e outros factores de risco cardiovascular, em Lisboa e na Maia. Este ano, o mote é “Sal e Pressão Arterial Elevada”.
Os rastreios realizam-se gratuitamente em Lisboa e na Maia, a cidade eleita como a Capital da Hipertensão Arterial em 2009. Prevenir o aparecimento da doença e promover medidas de saúde pública são os objectivos da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão, a Câmara Municipal da Maia e as escolas dos 1.º e 2.º Ciclos da Maia estão a promover um concurso de desenho, denominado “Menos Sal faz Menos Mal”, onde as crianças e os jovens são desafiados em conceber ilustrações criativas dos temas relacionados com a prevenção da hipertensão e com a necessidade urgente de reduzir o consumo de sal em Portugal.
O conhecido chef Chakall associa-se à Sociedade Portuguesa de Hipertensão com a realização de uma aula, para confeccionar receitas com pouco sal. Esta lição de culinária estará aberta à participação da comunidade e terá lugar na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, na Maia, em duas sessões públicas, pelas 11 horas e 11h30m, no dia 17 de Maio.
A atleta Rosa Mota e alguns jogadores do Futebol Clube do Porto associam-se, também, à iniciativa. No Dia Mundial da Hipertensão estarão juntos para sensibilizar a comunidade para a realização de rastreios e a adopção de comportamentos mais salutares.
Nos dias 15 e 17 de Maio (Lisboa) e 17 de Maio (Maia), a população é convidada a realizar um rastreio de hipertensão com medição da pressão arterial e aconselhamento e rastreio de outros factores de risco cardiovascular, nomeadamente a diabetes e o excesso de peso. Esta iniciativa será acompanhada por médicos e enfermeiros que implementam o rastreio e explicam os riscos envolvidos." Portal da Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário