- Composição química: Trata-se se um lipóide (substância semelhante às gorduras) de estrutura química à das homonas esteróides.
- Fontes:
- Alimentos de origem animal: todos eles contêm colesterol: o leite e os seus derivados, os ovos, os peixes, os mariscos e as carnes de todo o tipo. As vísceras dos animais e os ovos são as partes mais ricas em colesterol.
- Alimentos de origem vegetal: de um modo geral, pode dizer-se que nenhum deles contém colesterol. No entanto, em alguns óleos como o azeite de oliveira, detectam-se pequenissímas quantidades que acabam por se tornar totalmente insignificantes e que se supõem ser de origem externa.
- Os cogumelos: não são autênticos vegetais e partilham de algumas caracteristicas com os animais. Certas especies podem conter quantidades mínimas deste.
- Absorção: A alimentação Omnívora fornece em termos médios entre 500 a 800 mg de colesterol diáriamente mas desta quantidade apenas se absorve entre 20% e 80% o restante é eleminado pelo organismo.
- Favorece a absorção: A quantidade de gordura total que se ingere com os alimentos ( quanto mais gordura se ingere mais colesterol se absorve e, além disso, maior a quantidade de colesterol que se produz no figado).
- Reduzem a absorção: A quantidade de fifra presente nos alimentos (quanto mais fibra vegetal se ingere, menos colesterol se absorve); os fitosteróis que se encontram nos óleos não refinados.
- Funções: O colesterol faz parte das membranas que protegem as células do reino animal. É uma matéria-prima para a produção das hormonas sexuais e supra-renais (corticóides), assim como a bílis, necessária para a digestão das gorduras.
- Consequências do excesso: arteriosclerose (estreitamento e endurecimento das artérias devido ao depósito de colesterol) e o maior risco de enfarte do miocárdio e de trombose arterial. O grande problema do colesterol é o excesso, pois além de se ingerir com os alimentos, também é produzido pelo organismo.
A dose ideia seria 0mg diários, mas o IDA (Ingestão Diária Admissível) para um adulto são 300 mg. Qualquer ultrapassar desse valor já é prejudicar todo o funcionamento do nosso organismo, trazendo mais tarde doenças que podem se tornal causa de morte.
Sem comentários:
Enviar um comentário