segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Homens portugueses ignoram excesso de peso"

"Apesar de mais de metade dos portugueses (53,1%) apresentar um peso superior ao normal, a maioria da população - sobretudo masculina - faz um retrato ilusório da sua condição física, considerando ter menos peso do que na realidade tem.
De resto, a preocupação com o peso é reduzida: 79% dos homens nunca teve como objectivo cumprir uma dieta e para 17,1% a obesidade nem sequer é uma doença. Quando a média das respostas inclui o universo feminino, a preocupação dispara: 87% reconhece que a obesidade é uma patologia e 64,5% considera-a mesmo um problema de Saúde Pública.

A conclusão resulta de um inquérito nacional realizado pela NaturHouse, divulgado hoje.
De acordo com os dados da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, 15% da população entre os 18 e os 65 anos é obesa e 35% tem excesso de peso. Portugal é mesmo o segundo país europeu com maior prevalência de excesso de peso e obesidade em crianças. E em 2025, se nada mudar, o cenário deverá agravar-se: 50% da população portuguesa poderá ser obesa.
Quem experimentou uma dieta, já a tentou pelo menos três vezes, mas sem qualquer tipo de acompanhamento médico (60%). Isso explicará por que razão a imprensa (41.5%) e a Internet (47,5) são o meio preferido para recolher informação. Apenas 19,5% da população procura o nutricionista/dietista para obter informação sobre o problema. Apesar dos números, 90% das pessoas inquiridas garante ter uma alimentação saudável e equilibrada. Prezam a saúde (68%), andam a pé( 51,9%) e controlam o peso regularmente (20,75%). A prática de desporto, no entanto, continua a não seduzir os portugueses. Apenas 0,8% faz algum tipo de exercício físico"
 Texto do Jornal de Notícias (versão online)

Sem comentários:

Enviar um comentário