O Sódio é um mineral presente em diversos alimentos , mas é mais conhecido por sal de cozinha ( Cloreto de Sódio).
O sódio particida em algumas das funções básicas do nosso corpo tais como o equilibrio do ácido-base, equilibrio de água no organismo, contrações musculares, impulsos nervosos, no ritmo cardiaco, entre outros... por isso ser fundamental para a saúde fisica.
Porém, se consumido excessivamente propícia a retenção de liquidos, aumentando a pressão sanguinea sobrecarregando o coração, prejudicando assim quem já sofre de hipertensão arterial.
Ao controlar a adição de sal, está a controlar também sua pressão arterial, reduzindo assim a probabilidade de morte por doenças cardiovasculares. Mas também reduz a excreção de cálcio pela urina prevenindo a osteoporose (doença com maioria em mulheres idosas).
Para nos facilitar hoje em dia já nos é mais fácil encontrar substitutos de sal, contendo cloreto de potássio em sustituição do cloreto de sódio e podem ser consumido, principalmente por pacientes hipertensos. O sal foi o primeiro tempero da civilização, tanto para uso doméstico como industrial, impedindo o desenvolvimento de microorganismos que deterioram os alimentos.
A sua adição aos alimentos deixa-os mais saborosos, o que agrada o paladar a todos, mas é importante consumir na quantidade adequada, que são 6g por dia.
Dicas:
- Não use o saleiro na mesa durante as refeições. Prepare os alimentos com uma quantidade miníma de sal;
- Utilize temperos naturais como o alho, a cebola e ervas aromáticas. - Evite os alimentos industrializados, prefina os naturais, se não puder evitar leia os rótulos dos produtos e verifique a quantidade de sódio nos mesmos.
- Nem sempre comida com pouco sal significa comida sem gosto, use da sua imaginação e conjugue inúmeras ervas aromáticas assim como o: manjericão, o alecrim, orégãos, tomilho, entre outras...
Por isso já sabe, não se proiba saiba colocar a quantidade certa. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário